Epifania do Senhor
Nota: Para a manifestação divina sobrenatural ou sentimento súbito de compreensão de algo, veja Epifania. Para outros significados, veja Epifania (desambiguação).
A Epifania do Senhor (do grego: Ἐπιφάνεια, : "a aparição; um fenômeno miraculoso") ou Teofania (dogrego: Θεοφάνια) é uma festa religiosa cristã que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Deus encarnado.
No cristianismo ocidental, esta festa lembra primariamente a visita dos Três Reis Magos, enquanto no Oriente lembra o batismo de Jesus.[1]
A data tradicional da Epifania é a de 6 de janeiro, mas, quanto à Igreja Latina, desde a reforma do Calendário Romano Geral em 1969 é possível que a festa seja transferida para um domingo;[2] e, quanto à Igreja Ortodoxa e à Igreja Ortodoxa Oriental, o uso do calendário juliano antigo por algumas jurisdições faz com que a festa seja transferida para o dia 19 de janeiro.
No cristianismo ocidental[editar | editar código-fonte]
A Epifania é relacionada ao momento da manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus, quando o mesmo se autoconclama filho do Criador. Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão ocidental celebra como epifanias três eventos:[3]
- A Epifania propriamente dita perante os magos do oriente (como está relatado em 2 1:12) e que é celebrada no dia 6 de janeiro;
- A Epifania a João Batista no rio Jordão durante o Batismo de Jesus;
- A Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná, quando começa o seu ministério.
No cristianismo oriental[editar | editar código-fonte]
Na Igreja Ortodoxa, a Teofania comemora o batismo de Jesus. O evento é celebrado com um ofício de vigília na noite anterior e a Divina Liturgia de São Basílio na manhã de 6 de janeiro. Uma característica marcante desta festa é a bênção das águas, que pode ocorrer tanto na liturgia festiva quanto na vigília, ou mesmo em ambas.[1]
Na Igreja Copta, a Teofania também tem como evento central o batismo, e os fiéis se preparam para a festa com o Paramon (do grego "preparação extraordinária"), um jejum restrito no dia anterior (ou na sexta-feira anterior, caso a festa caia em uma segunda-feira ou domingo).[4]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ ab DONADEO. Madre Maria. O Ano Litúrgico Bizantino. São Paulo: Ed. Ave Maria, 1998 (1 ed.)
- ↑ Universal Norms on the Liturgical Year and the Calendar`, 37 (em inglês)
- ↑ “Hoje a Igreja uniu-se ao seu esposo celeste, porque, no Jordão, Cristo a lavou dos seus pecados; os Magos, com presentes, correm às festas das núpcias reais; e os convivas alegram-se com a água transformada em vinho. Aleluia.” (Antífona do Benedictus da Solenidade da Epifania do Senhor)
- ↑ Archangel Michael & St. Tekla Coptic Orthodox Church:
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