DICAS PARA QUEM NUNCA FOI A UM TERREIRO DE UMBANDA
🧥 Roupas e Sapatos
Basta seguir uma regra básica: a do bom senso. O terreiro é um local sagrado tal como qualquer outra igreja, templo, etc. Sendo assim, roupas curtas, muito justas, transparentes e decotadas não condizem com o ambiente. Alguns terreiros ou médiuns pedem que o consulente tire os sapatos, mas isso não é regra.
🤫 Postura dentro do terreiro
Evite conversas paralelas (falar alto nem pensar), comércio, brincadeiras e fofocas. Sua presença ali deve ter o objetivo de se conectar com a religião, com Deus, os Orixás e os Guias. Evite o uso de celular. Aproveite o momento para se concentrar em suas questões. Faça orações e reflexões, olhos abertos ou fechados, como preferir.
💨 Defumação e Marafo
Antes de começar a Gira será feita uma defumação. Com ela, as energias ruins serão diluídas e os trabalhos poderão começar. O marafo (pinga) também costuma ser usado para esta finalidade, mas você não precisa se preocupar com isso. É parte integrante da ritualística. Mantenha-se onde estiver e observe.
📿 Espaço do Congá
É um local (geralmente demarcado e separado) onde estarão os dirigentes do terreiro, os médiuns, os cambones (que assistem a todos nas Giras), o congá (com o altar) e alguns outros elementos, dependendo de cada terreiro. É um solo sagrado e é ali que os Guias incorporados nos (as) médiuns vão trabalhar, seja aplicando passes energéticos, seja conversando e/ou aconselhando quem se consultar.
✨ Ponto Riscado
Você verá símbolos traçados no chão, com velas, água, pedras e outros elementos ao lado de cada médium. Isso é magia riscada, que funciona como aglutinadora de energia e comandos mágicos utilizados pelas entidades. É um ponto de força, de firmeza mediúnica de cada médium. Evite pisar neste local.
🎵 Cantos, toques e danças
A musicalidade é algo muito importante dentro de um terreiro. Os mestres Ogãs tocam e cantam os pontos (músicas) que irão promover a energia vibratória da Gira. Cada momento possui um ponto específico e os atabaques (instrumentos) são considerados sagrados. Preste atenção nas letras, nas músicas; sinta a energia que vai se formando. Com o tempo, você poderá cantar junto!
Sabia que temos e-books, audiobooks e livros impressos?
Clique no botão abaixo para conhecer!
Um abraço cheio de axé! ✨
Umbanda Eu Curto
Nenhum comentário:
Postar um comentário