quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

UMBANDISTA É O MESMO QUE MACUMBEIRO?

Macumbeiro ou Umbandista?



O que significa o termo macumbeiro?

Olá a todos, que Olorum clareie nossos pensamentos, palavras e ações! 

É comum ainda nos dias de hoje mediante os avanços da informática e a gama de informação que esta aberta a todos que "desejem aprender" que ainda os praticantes dos cultos afros, aqui em especial nos referindo a Umbanda sejam taxados por algumas vertentes religiosas de "MACUMBEIROS" o incrível é que até dentro mesmo de certos terreiros este termo é utilizado, mas, você sabe realmente o que é ser um macumbeiro?
Infelizmente dentro da Umbanda, temos o infeliz hábito de cultivar "maus hábitos" um deles é de seguir um conceito sem ao menos questiona-lo e acima de tudo passar pela peneira do bom senso.

A origem da palavra macumba é: Macumba no dicionário é de:   antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.

Macumba é um nome africano que se dá a uma madeira extraída de uma árvore que leva o nome de MACUMBEIRA ou ainda MACUMBE que da origem ao famoso ATABAQUE ( que significa tambor em Yoruba) que é utilizado como instrumento de percussão e adotado dentro dos cultos afros como um dos componentes para se cantarolar os pontos dos SAGRADOS ORIXAS.

Entende-se então por MACUMBEIRO todo aquele não só que faz, mas que também toca este instrumento na África.

Como todos podem verificar MACUMBEIRO não tem nenhuma lógica ligada a pessoas que praticam o mal ao seu próximo, como infelizmente nós ficamos conhecidos partindo esta informação de pessoas mal informadas e acima de tudo que praticam um "dogma" absurdo e sem fundamentos.

Vale lembrar ainda meus irmãos e irmãs que para se praticar o mal não precisamos ter uma vertente religiosa, basta deseja-lo e no meio Umbandista sabemos que a maior demanda é aquela que vem da mente.

Precisamos estudar as raízes e fundamentos da Umbanda para alcançarmos o respeito que tanto desejamos, tirando o que é excesso e dentro do bom senso deixando o que é litúrgico.
Meu muito obrigado a todos e que Olorum nos cubra com suas bênçãos de luz!
Fraternalmente,

Por Géro Maita

Nenhum comentário:

Troca de Cabeça por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader TROCA DE CABEÇA? cristinatormena April 9 Antes de iniciar esse t...