segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Sociedade Espiritualista Mata Virgem

Curso Básico de Doutrina Espírita

O Passe


Então o Senhor Deus plasmou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas
o sopro da vida e o homem se tornou um ser vivo.

Gênese 2,7

E Jesus disse: ... alguém me tocou, pois sei que uma força (energia vital)
saiu de mim... ela (a mulher) disse, na presença de todos, porque ela O
tinha tocado e como fora imediatamente curada.

Lucas 8, 45-47

.... Eis que, aproximando-se um leproso, se prostrou dizendo: _ Senhor, se
queres pode limpar-me. Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: _ Quero, sê
limpo. E logo ficou limpo da sua lepra.

Mateus 8, 2-3

Tendo Jesus chegado à casa de Pedro, viu que a sogra dele estava de cama com
febre. Tomou-a pela mão e a febre a deixou...

Mateus 8, 14-15

.... Andava encurvada e não podia absolutamente levantar a cabeça. Jesus,
vendo-a, chamou-a e disse: Mulher estás livre de tua enfermidade. Impôs-lhe
as mãos, e imediatamente ficou direita...

Lucas 13, 11-13

O Passe para ser aplicado depende de vários fatores, estudaremos aqui os
principais fatores que influenciam a execução do passe.



1 - O Médium 



1.1 - Preparo Físico

A saúde do médium é uma condição primordial para o bom trabalho.
Se o médium não tem saúde, como pode dá-la a outrem? Quem é que tem o poder
de dar o que não possui? Se os fluidos saem do corpo e do Espírito do
médium, é lógico que vão impregnados do que eles têm.

Para que um médium realize em boa forma a sua missão, deve estar
sempre dentro de um equilíbrio perfeito, moral e físico. Estas condições
precisam ser rigorosamente observadas. A alimentação é o primeiro passo.
Sempre em hora certa, sóbria, abstendo-se de carne pesada o mais possível, e
condimentos fortes ou alimentos muito apimentados. A carne, quando em
demasia, produz na transpiração mau odor e hálito desagradável cujos fluidos
deletérios vão longe e prejudicam o bom funcionamento dos intestinos,
podendo causar sérios transtornos à saúde

O regime alimentar preferencial deve ser o vegetariano e a dieta
hídrica. Tome-se por hábito um copo d’água em jejum e outro ao deitar-se
para o repouso noturno. Isso traz ao corpo o máximo de bem-estar pela
regularização, de todas as funções dos órgãos encarregados da nutrição.

Ao hábito da boa alimentação alia-se o hábito da boa respiração,
a qual não deve ser viciada, como geralmente acontece. O exercício
respiratório recomendado é respirar lento, a fim de permitir a perfeita
troca gasosa do sangue nos pulmões.

O trabalho diário para o ganha-pão deve também ser metodizado
para que o corpo não venha a sofrer as conseqüências de um desgaste
prejudicial. O exercício cansativo é contrário às reservas de bons fluidos.

O repouso para dormir deve ser no mínimo de 7 horas por noite
para que o corpo não se ressinta de fadigas não reparadas, levando em conta
também que o excedente desta hora é supérfluo e prejudicial.


1.2 - Preparo Moral

A preparação de um bom médium curador e passista está no preparo
moral. Sem uma moral á prova das tentações inferiores, não pode, em
absoluto, haver bom médium. “Há mediunidades extraordinárias, mas poucos
médiuns extraordinários”.

Nesta parte da reforma moral, “O Evangelho Segundo o
Espiritismo”, de Allan Kardec, é um guia seguro para todos os que entram
para a seara de nosso Senhor Jesus Cristo. A doutrina dos espíritos segue os
ensinamentos do Mestre Divino. Portanto, o médium passista está na
obrigação de trilhar a senda evangélica por pensamentos, palavras e obras,
se quiser ser um dos “escolhidos entre os chamados”. Mas, para que possa “ir
e curar os enfermos”, tem que manter uma linha de conduta impecável, pondo o
coração adiante do cérebro. Queremos dizer, ao próximo, praticando sempre o
bem, com a consciência sempre boa para com Deus, e jamais a sua boca se abra
para proferir uma mentira, ainda a mais inocente que seja, porque será
sempre uma mentira.

Se os fluidos saem com as qualidades da fonte de onde provieram,
os médiuns necessitam dar bons fluidos pela boa saúde e moral sã.

1.3 - Preparo Espiritual

O homem está circunscrito por um oval fluídico que constitui a
própria atmosfera em que vive, refletindo os seus sentimentos e pensamentos,
os quais são constantemente modificados pelas próprias vibrações.

Como também possuem a sua atmosfera os lugares onde habitamos; e
ficam como depositários de nossos pensamentos. Principalmente as moradias,
os locais de trabalho, objetos de uso pessoal e até mesmo os alimentos
trazem as emanações de quem os manipulou, da colheita até a cozinha.

O médium curador e passista prepara-se espiritualmente pela
reforma moral, reajustando bons sentimentos, pautando sua norma de vida
pelos bons pensamentos, boas palavras e melhores atos na vida prática. A
elevação do espírito para esferas sublimadas está na dependência do
comportamento do médium, em todos os sentidos, ou seja, como disse Paulo de
Tarso, “despir o homem velho para vestir o homem novo”. O espírito
aproxima-se do Divino Mestre na proporção que vai perdendo os seus vícios
perniciosos, arraigados desde milênios. Para proceder à purificação basta
lembrar que há olhos invisíveis que vigiam nossos atos, palavras e
pensamentos constantemente. Aos homens, podemos enganar, mas nunca a Deus.


2 - O Paciente


Preparo dos Pacientes

Preparar um doente para aplicação do devido tratamento
espiritual é colocá-lo em estado de perfeita harmonia para com a fé em Deus.
Geralmente quem está doente tem as forças abatidas pelas perturbações que
sofre e muitas vezes não é capaz nem mesmo da mais leve concentração,
principalmente quando afetado já está o sistema nervoso. Outros há que são
portadores de ligeiras alterações mentais pelas atribuições da vida
cotidiana, portanto, com energia ainda insuficiente para dominar os reflexos
nervosos.

O tratamento espiritual é realizado através de fluidos, e estes
só atuam quando encontram sintonia vibratória entre médium e doente. Razão
por que o tratamento espiritual difere muito dos métodos empregados pelos
médicos da ciência oficial. Para estes, há os meios tangíveis os quais estão
sempre à mão. Para os médiuns os recursos partem do meio invisível.

Na medicina terrena, os doentes procuram o médico, e não o
médico procura o doente. Psicologicamente isso tem grande importância para o
êxito do tratamento. Pois o doente já traz o espírito preparado, mormente se
tem fé no médico. Na medicina espiritual, tanto procuramos os necessitados
como assistimos com grande proveito os que nos procuram. Certos devemos
estar que os doentes que nos procuram, já estão preparados espiritualmente,
o que equivale a meio caminho andado para a cura. E nós, médiuns, não
neguemos nosso concurso a quem quer que seja. O médium trabalha em qualquer
parte e em todas as horas, seja de dia ou de noite. Em todos os momentos
encontra sempre oportunidade de prestar a caridade, não só aos entes humanos
e espirituais, como também aos animais inferiores.

Há muito mérito na prática da caridade, mas em se tratando de um
enfermo que, por sua livre e espontânea vontade, procura a medicina
espiritual, a sua predisposição já o colocou no estado passivo, facilitando
enormemente a penetração dos fluidos curadores.

O médium não deve forçar a medicação e nem a visitação onde a
recepção seja contrária aos princípios da doutrina espírita, ainda mesmo que
terceiros intervenham insistentemente com pedidos de caridade, salvo se na
casa houver alguém suficientemente evangelizado. Neste caso, a intercessão
será feita à distância, preparando-se assim o caminho para os descrentes
entrarem na lavoura da fé e conseqüentemente na “faixa de auxílio”.


O preparo do paciente deve observar as seguintes condições:

a) Ambiente Familiar.

b) Posição Mental do Doente

c) Estado de Receptividade Orgânica e Espiritual

d) Condição Espiritual



a) Ambiente Familiar

Como sabemos, o ambiente familiar é formado pela mentalização
dos moradores no local. Dentro de uma residência, ou seja, qualquer lugar
onde transite o humano, o teto, o ar respirado, as paredes e os objetos de
uso pessoal estão impregnados pelos resíduos de pensamentos que emitem os
residentes, os quais podem ser bons ou maus. Às vezes formam massas
compactas escuras que seguem os emitentes como sombras que se avolumam sobre
suas cabeças, não raro se engrossando pela lei de atração das que lhe são
afins. Onde quer que se encontre o homem, com ele estão o produto de seus
pensamentos, conseqüentemente, bem ou mal assistidos pelas entidades
espirituais.

Na hipótese do médium encontrar um ambiente hostil, direta ou
indiretamente, a sua tarefa preliminar é pedir o auxílio dos Mentores
Espirituais por intercessão ao Divino Mestre. Assim, amparado pelo Excelso
Amigo, receberá a inspiração solicitada sobre como desenvolver a sua ação
benéfica. Nunca se deve contrariar a primeira intuição recebida, mormente
quando ela influencia para protelar por outra oportunidade mais propícia, e
a vontade do médium impele para continuar os trabalhos. Muitas vezes são
forças poderosas das trevas que estão agindo em sentido contrário e envolvem
o medianeiro nas suas malhas de fluidos pesados.

Estas perturbações de ambientes pelos maus fluidos podem ser
desfeitas, limpando e deixando o ambiente completamente sanado. Tudo depende
da força mediúnica que entrar em ação. A uma intensa vibração, partindo do
íntimo piedoso do coração, no sentido de purificar o ambiente, não há maus
fluidos que resistam. Por mais densos que os maus fluidos sejam, eles se
desfazem como fumaça na atmosfera. E quando isso não baste, com um só
médium, faça-se o mesmo com um grupo de médiuns bem harmonizados. Semeie-se
o bem e deixe-se a colheita por conta de nosso Senhor.


b) Posição Mental do Doente

A posição mental do doente é aquela onde estão os seus
pensamentos, de equilíbrio ou desequilíbrio, pairando o seu estado em:
receptivo, repulsivo ou neutro, isto é, indiferente e infenso ao que lhe
possa suceder, mais classificado como estado apático. Quando deparamos com o
estado mental impenetrável à doutrinação recorremos ao auxílio dos Guias
Espirituais, até que uma porta seja aberta à intervenção direta
.

c) Estado de Receptividade Orgânica e Espiritual

A receptividade do doente está na sua boa disposição física e
espiritual, no meio ambiente em que vive, das pessoas e coisas.
Principalmente a orientação religiosa a que está ligada a família.


d) Condição Espiritual

O estado espiritual do doente é que merece maior atenção por
parte dos médiuns. Pois, é nele que se deve procurar a doença e não no corpo
físico, uma vez que conhecemos a influência que o espírito exerce sobre a
matéria. “Espírito são em corpo são”.

O estado espiritual é a base de todo e qualquer tratamento
mediúnico dos enfermos do corpo e do espírito. O primeiro cuidado é a
doutrinação evangélica até onde possam penetrar os ensinos do Mestre Jesus,
coadjuvados por passes e água fluida.

Como se vê, o estudo espiritual depende do conjunto de várias
providências, não esquecendo o ambiente familiar, a formação religiosa dos
que estão junto ao doente e até os remédios que porventura já esteja
tomando, bem como por quem vieram.

A leitura do “Evangelho Segundo o Espiritismo”, diariamente, à
noite, a meditação sobre os ensinos de Jesus Cristo, são fatores
preponderantes no preparo espiritual do doente e de todos os da casa. Mesmo
os pacientes com doenças Kármicas encontram na meditação poderoso auxílio
para suportar com serenidade as provações e expiações.


3 - A Aplicação

3.1 - Os Dois Princípios Básicos do Passe


No passe, há dois princípios básicos: Limpeza e Energização. A
limpeza é necessária para remover a matéria bioplasmática doente e
desvitalizada de todo o corpo ou da região afetada, e para desbloquear os
canais bioplasmáticos.

É preciso notar que a parte afetada deve ser completamente limpa
antes e/ou após a energização. Em casos mais sérios, todo o corpo
bioplasmático deve ser limpo. Muito freqüentemente, após a limpeza inicial,
o paciente deve ser energizado, para facilitar a limpeza posterior. Este
processo é muito semelhante ao de varrer, primeiro, um assoalho muito sujo,
para, depois, lavá-lo com água e sabão ou algum outro produto químico, de
modo a retirar a sujeira mais grossa. Todo o processo pode ser repetido
inúmeras vezes, até que o corpo bioplasmático seja normalizado. A
limpeza é necessária para facilitar a absorção de energia pela região
afetada. O processo é semelhante àquele de se colocar café fresco numa
xícara cheia de café requentado ou de se tentar substituir a água suja de
uma esponja pingando água limpa na superfície da mesma. É um processo lento
e inútil. A energia limpa não flui facilmente para a região afetada, uma vez
que ela já está sobrecarregada de energia suja e os canais bioplasmáticos
estão bloqueados. A energia limpa também não consegue ser totalmente
absorvida pela região tratada e, devido a isso, há a forte possibilidade de
que o sintoma retorne imediatamente, ou dentro de um período curto de tempo.

Em casos simples, a limpeza do corpo bioplasmático e/ou da parte
afetada é, em geral, suficiente para curar o paciente. Em outros casos, a
região bioplasmática doente encontra-se tão exaurida, que o médium procura
facilitar o processo de cura através da energização.

3.2 - Classificação dos Passes


Quanto à origem dos fluidos administrados durante o tratamento espiritual,
podemos dividir os passes em 4 grupos:


* Passes Materiais (Magnéticos)

São aplicados pelos operadores encarnados, que a isso se dedicam, mesmo não
sendo médiuns.

Consistem na transmissão, pelas mãos ou pelo sopro, de fluido animal do
corpo físico do operador para o do doente. Sendo a maior parte das
moléstias, desequilíbrios do ritmo normal das correntes vitais do organismo,
os passes materiais tendem a normalizar esse ritmo ou despertar as energias
dormentes, recolocando-as em circulação.

Podem ser aplicados por qualquer pessoa e até por materialistas, desde que
possuam os conhecimentos necessários e capacidade de doar fluidos.

Obedecem a uma técnica determinada e, feitos empiricamente, por pessoa
ignorante, tornam-se prejudiciais, produzindo perturbações de várias
naturezas.

Assim como sucede com toda terapêutica natural, os resultados do tratamento
quase nunca são imediatos; muitas vezes só aparecem após prolongadas
aplicações e perseverante esforço, antecedidas por crises mais ou menos
intensas, e quase sempre de aspectos imprevisíveis.

Nesta exposição, os passes se aplicam nas ajudas materiais, durante as
quais, em muitos casos, os médiuns, sem perceber, doam também ectoplasma.


* Passes Mistos

São aplicados pelos médiuns e pelos espíritos simultaneamente, sem que seja
necessário para isso a incorporação no médium do espírito passista. Ocorre
apenas uma troca de energias entre o médium e o espírito, visando
combiná-las na aplicação do passe. Um médium na aplicação do passe nunca
está só.

* Passes Mediúnicos

São os realizados através da incorporação, nos médiuns, dos espíritos
passistas. O que se transfere para o necessitado não são mais fluidos
animais de encarnados, mas outros, mais finos e mais puros do próprio
Espírito operante, ou dos planos invisíveis, captados no momento.

mais amplamente os passes mediúnicos, e mistos com o auxílio dos espíritos.
 Os espíritas normalmente utilizam pouco as ajudas materiais, da primeira
categoria, que concernem mais aos magnetizadores profissionais, e aplicam


* Passes Espirituais


passe dado pelos espíritos, o que está fora do alcance de nossa vista
material, chama-se Passe Espiritual, o qual é manipulado pelos espíritos
passistas com elementos do médium, ainda que este esteja à distância, dos
seus próprios fluidos ou de seus auxiliares e também de plantas medicinais.


4 – Conclusão

O Passe é um ato de caridade, e o médium é apenas um veículo pelo qual as
energias divinas auxiliam o próximo. O médium nunca deve achar que possui
“poderes curadores” próprios, podendo curar qualquer pessoa, mesmo que ela
esteja à beira da morte. Todo o “poder”, toda a energia curadora, vem de
Deus e sempre opera segundo a vontade Dele, dentro do merecimento de cada
um, e não mediante os caprichos ou às ambições de um médium orgulhoso.
Humildade é indispensável ao médium passist
a.

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