quinta-feira, 31 de dezembro de 2015



Entrevista publicada na Revista Cristã de Espiritismo, Edição de nº 44
Norberto Peixoto
Norberto Peixoto nasceu em Porto Lucena, Estado do Rio Grande do Sul, no ano de 1963. Ainda criança, viu-se diante do mediunismo através de seus pais, ativos trabalhadores espiritualistas.
Sendo filho de militar, residiu no Rio de Janeiro até o final de sua adolescência. Aos 11 anos deparou-se com a mediunidade aflorada, presenciando desdobramentos astrais noturnos com clarividência. Aos 28 anos foi iniciado na Maçonaria, oportunidade em que teve acesso aos conhecimentos espiritualistas, ocultos e esotéricos desta rica filosofia multimilenar e universalista, que somente são propiciados pela freqüência regular em loja maçônica estabelecida. Em 1996 iniciou sua educação mediúnica sob a égide kardequiana, e atualmente desempenha tarefas como médium trabalhador na Choupana do Caboclo Pery.
Tem, até agora, sete livros publicados pela Editora do Conhecimento (www.edconhecimento .com.br). São eles: Chama Crística, Samadhi, Evolução no planeta azul, Apometria hoje (diversos autores); Jardim dos Orixás, Vozes de Aruanda e, a mais recente e A missão da Umbanda. No livros psicografados, conta com a orientação espiritual de Ramatís e Vovó Maria Conga. A seguir, Norberto Peixoto fala sobre Umbanda e Espiritismo.

Norberto, conte-nos um pouco da sua trajetória como espiritualista.
Sempre estive ligado às questões da espiritualidade. Meus pais eram médiuns umbandistas. Então, desde pequenino vi-me nos terreiros, nas giras de caridade, no meio dos caboclos, pretos velhos e exus. Aos sete anos fui batizado na Umbanda. Posteriormente, fui iniciado na Maçonaria, fiz escola mediúnica em um centro espírita pertencente à Federação Espírita do Rio Grande do Sul. De índole questionadora, de intensa curiosidade, leio muito, de todas as religiões. Especialmente a Teosofia me traz muitos esclarecimentos.
Então, durante toda a minha vida nunca deixei de receber a energia da Umbanda. Especialmente os últimos 14 anos – estou com 43 anos de idade – foram de muita intensidade, entre desenvolvimento e trabalho caritativo dando consultas. Na Umbanda, quando baixo minha cabeça, curvo minhas costas, anulo minha personalidade, dando espaço para os amigos espirituais se manifestarem através de minha sensibilidade mediúnica, é o momento em que o meu espírito mais se realiza, mais se completa, mais se aproxima da Unidade Divina que nos faz sentir toda nossa potencialidade cósmica ainda adormecida. Amo a Umbanda e minha vida pertence aos Orixás. Minha encarnação é destinada ao trabalho caritativo e de esclarecimento pela Luz Divina, minha amada religião.

Quando psicografa, você é auxiliado pelos espíritos Vovó Maria Conga e Ramatís. Fale-nos um pouco sobre este processo.
Este processo conjuga experiência em desdobramento astral, quando recebo instruções, e o ato de escrever propriamente dito. Sou médium consciente, clarividente e clariaudiente,  e de irradiação intuitiva. Logo, quanto mais eu estudar e ler, melhor preparado estarei para transmitir em palavras os pensamentos dos amigos do lado de lá. É tudo muito natural e eu interajo com a equipe de revisores da editora. Aceito abertamente as críticas e nunca me recusei a reescrever partes do texto que saem “truncadas”, de difícil entendimento ao leitor, pois quando escrevo os pensamentos ficam muito rápidos e já troquei o teclado do computador várias vezes!

Como foi o processo de consagração espiritual que você passou para se tornar dirigente de um templo umbandista?
Ocorreu nas dependências do Centro Espiritualista Caboclo Pery – www.caboclopery. com.br , que é dirigido por Mãe Iassan. Os ritos iniciáticos objetivam propiciar uma melhor sintonia com as energias ou forças da natureza conhecidas como Orixás. Assim, dentro da regência de minha coroa mediúnica: Oxossi, Iansã, Yemanjá e Omulu, ao qual foi confirmada através do jogo de búzios, participei de uma série de preceitos, que fortaleceram o meu tônus mediúnico para cumprir as funções sacerdotais de direção e fundação de um terreiro de Umbanda.

E os trabalhos desenvolvidos pela casa?
Temos palestras, passes, consultas espirituais e atendimento marcado de desobsessão e cura, onde se utiliza a apometria como técnica de apoio. As preleções antes das sessões levam a uma participação dos consulentes que são convidados a serem agentes ativos do benefício espiritual buscado. Temas como livre arbítrio, merecimento, leis de causa e efeito, entre outras verdades universais são abordados. Na consulta, existe o consolo e a orientação individual, direta, frente a frente com médiuns “incorporados” , o que é uma característica peculiar da Umbanda.
Quanto ao trabalho com apometria – na verdade, um atendimento espiritual umbandista – o consulente comparece, preenche uma ficha e participa de uma palestra. Após triagem mediúnica, atendemos até 5 consulentes por noite, dependendo do grau de complexidade dos casos que se apresentam e dos transtornos psíquico-espirituais envolvidos. Para maiores informações o leitor pode visitar http://www.choupana docaboclopery. blogspot. com/.
 
Ainda com relação a apometria, você acha que sua aplicação especificamente nos centros espíritas contraria as orientações de Kardec?
De forma alguma. Contraria o comodismo, a passividade letárgica, o desinteresse e a vaidade dos homens, que se consideram proprietários das orientações de Kardec. Pela circunstância da apometria liberar a mediunidade do estigma de animismo, explorando todo o potencial psíquico dos sensitivos, ativamente induzindo o desdobramento astral e trabalhando com as ressonâncias vibratórias de traumas do passado dos atendidos, entre outros distúrbios anímicos, isto causa muito medo em algumas lideranças espíritas, especialmente as que estão garroteadas ao patrulhamento ideológico do movimento federativo, que imputa uma cartilha rígida, engessando a progressividade das pesquisas mediúnicas. Refutada a apometria, acusam-na de rito sincrético que conspurca a pureza doutrinária do Espiritismo. 


E com relação aos templos umbandistas? Como tem sido a aplicação da técnica apométrica?
Pela universalidade natural e convergente existente na cultura e prática umbandista, percebo cada vez um interesse maior. Por outro lado, agrupamentos livres das amarras federativas compreendem melhor a Umbanda e dão espaço para os espíritos comprometidos com a formas de apresentação que lhe são afins de se manifestarem, o que não ocorre nos centros tradicionais. Neste aspecto, a utilização da apometria tem demonstrado que o importante é a essência caritativa e não a forma que ela se concretiza, se aproximando vibratoriamente da Umbanda.

Por que existe, ainda, tanto preconceito?
Basicamente, desconhecimento, preconceito atávico e medo. Há que se comentar que cada vez mais a Umbanda se fará divulgar, buscando espaços na sociedade e esclarecendo suas práticas rituais. Percebo isto claramente pelas diversas lideranças que estão surgindo por este Brasil afora. Infelizmente, ainda temos muitas sacerdotes que acabam vivendo da religião, em vez de viver para a religião, o que contribui para que a Umbanda seja atacada.  Lembro sempre Caboclo Pery, guia espiritual que chefia a choupana, que nos diz: “todos os atendimentos espirituais devem ser  gratuitos. Os médiuns devem viver para a Umbanda e para os Orixás, não da Umbanda e dos Orixás. A prática caritativa da mediunidade em essência é viver servindo e não viver para ser servido. O dia que uma casa de Pery na Terra aceitar uma moeda, não é mais uma casa de Pery.”

Quais seriam as diferenças básicas entre a metodologia kardequiana e as práticas umbandistas com relação ao desenvolvimento da mediunidade?
Na Umbanda, através de seus rituais, cânticos, ervas, preceitos e fundamentos milenares, a aparelhagem mediúnica é conduzida para um maior acoplamento com o corpo astral da entidade. O médium, estando levemente desdobrado, os seus chacras se interpenetram com os chacras do visitante do além, havendo uma alteração de consciência, prolongada e sutil. Na metodologia desenvolvida por Kardec, o processo é mais mental e voltado para o estudo doutrinário. Mas, tanto no Espiritismo quanto na Umbanda, busca-se o aprimoramento moral do médium, acima de tudo.

Como se processa a mecânica de incorporação com os médiuns umbandistas?
Há um desdobramento astral parcial, através do magnetismo da corrente e do condicionamento do sensitivo. Com isto, a entidade astral se aproxima e se acopla nos chacras do medianeiro. Obviamente, existe ampla gradação neste processo, variando de médium para médium, de entidade para entidade, de linha vibratória para linha vibratória, e que não se mostra estática no tempo, variando conforme a necessidade evolutiva do aparelho e das entidades, pois ambos evoluem na prática caritativa dos terreiros.

E a questão da mediunidade inconsciente, que é raríssima?
Em décadas de terreiro, só conheci um médium inconsciente, que hoje se encontra com 94 anos. Na nova geração, desconheço. Há que se considerar que o médium que não lembra de nada não aprende com a entidade. Creio que no início da Umbanda e do Espiritismo também, tínhamos necessidade de efeitos físicos, curas fenomenais, daí a importância de um desdobramento total dos médiuns, que ocasiona a não lembrança do transe e uma maior doação de ectoplasma.

Qual seria a diferença básica entre o centro espírita e o templo umbandista? E quais as semelhanças?
A diferença básica, sem dúvida, é a ausência de ritual nos centros espíritas, que existe abundantemente e até de maneira anárquica, diversificada, na Umbanda, ao contrário da rígida padronização no movimento espírita ortodoxo. Entendo que as semelhanças se dão pelo apelo caritativo, mediunidade, aceitação da reencarnação, da pluralidade dos mundos habitados, entre outras verdades universais. Agora, a maior semelhança é Jesus, sincretizado com o orixá Oxalá, na Umbanda.

Para encerrar, gostaria de deixar uma mensagem aos nossos leitores?
A todos os leitores que nunca estiveram em um centro de Umbanda, procurem visita-los, sentir as vibrações e perceber a simplicidade, amor e sabedoria existentes. Na dúvida, se o terreiro é ou não de Umbanda, informe-se se existe gratuidade e se é contra o sacrifício de animais. Estes critérios são meio caminho andado para você se encontrar com a Luz Divina, esta amada religião, tão vilipendiada, mas que dá oportunidade a todas as formas espirituais de fazerem a caridade: com os espíritos que souberem mais, aprenderemos, com os que souberem menos, ensinaremos, e todos nós evoluiremos.  Umbanda é uma religião de inclusão, de convergência universal, desde a sua fundação, pelo luminoso e missionário Caboclo das Sete Encruzilhadas.

Nenhum comentário:

Por que alguns vencem e outros não? Por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader Por que alguns vencem e outros não? cristinatormena April 19 Por...