domingo, 14 de fevereiro de 2016

                                        
                                         Karma
O silêncio não pode ser cultivado , não pode ser produzido deliberadamente; não pode ser procurado, pensado , nem meditado. O cultivo deliberado do silêncio é como a fruição de um prazer longamente desejado ; o desejo de silenciar a mente é apenas uma sensação. Um tal silencio é apenas uma forma de resistência , um isolamento que leva à decomposição. O silencio que é comprado é  produto do mercado, e está rodeado de barulho e atividade. O silêncio vem na ausência do desejo. O desejo é veloz , sutil , e profundo. A memória impede a vinda do silêncio , e a mente que está presa na experiencia , não pode ser silenciosa. O tempo, o movimento de ontem que flui para hoje e para amanhã , não ;e silencio. Coma cessação desse movimento , vem o silêncio , e só então pode despontar na existência aquilo a que se não pode dar nome.

"Vim para conversar sobre Karma. Tenho naturalmente certas opiniões a esse respeito, mas gostaria de conhecer a vossa."

Uma opinião nunca é a Verdade ; temos que lançar fora todas as opiniões , para acharmos a Verdade . Opiniões , as há inumeráveis, mas a verdade não é nem deste nem daquele grupo. Para a compreensão da Verdadetodas as idéias , conclusões e opiniões devem cair por terra, como as folhas secas de uma arvore. A Verdade não pode ser achada nos livros, no saber, na experiencia. Se estais colecionando opiniões, aqui não achareis nenhuma.

"Mas  podemos falar sobre Karma e buscar compreender seu significado, não?"

Isso, naturalmente , é outra coisa. Para a compreensão, as opiniões e as conclusões têm de cessar.

"Por que afirmais isso com tanta insistência? "

Podeis compreender uma coisa , se já tendes uma opinião formada a seu respeito , ou se  repetis as conclusões de outro? Para acharmos a verdade relativa a uma questão , não devemos abeirar-nos da questão como coisa nova, com a mente não enevoada por preconceito algum? Que é mais importante, estar-se livre de todas as conclusões e preconceitos, ou especular a respeito de uma dada abstração? Não é mais importante, achar a verdade do que discutir sobre o que seja a verdade ? Uma opinião sobre a verdade não é a verdade. Não importa descobrir a verdade , a respeito do Karma? Ver  o falso como falso , é começar a compreendê-lo, não ? Como podemos perceber o verdadeiro ou o falso, se nossa mente está encastelada na tradição, em palavras e explicações?  Se a mente está acorrentada a uma crença, como poderá ir longe? Para viajar para longe, a mente precisa estar livre. A liberdade não é uma coisa que se ganhará no fim de um longo esforço, ela deve existir justamente no começo da jornada.

"Desejo saber o que Karma significa para vós."

Senhor , façamos juntos a viagem de descobrimento. O mero repetir das palavras de outro não pode ter significação profunda . É o mesmo que tocar um disco de gramofone ( o equivalente do atual CD ). A repetição ou a imitação não faz nascer a liberdade. Que entendeis vós por Karma?

"É uma palavra sânscrito , que significa "fazer", "ser " , "agir", etc . Karma é ação , e toda ação é resultado do passado . Não pode haver ação que não seja condicionada pelo fundo já existente. Através de uma série de experiencias, de condicionamento e conhecimentos, forma-se o fundo tradicional, não só na vida presente do individuo e do grupo , mas através de muitas encarnações. A constante ação e a ação reciproca entre o fundo , que é o "eu", e a sociedade , a vida , é Karma : e Karma aprisiona a mente, o "eu ". O que pratiquei na minha vida passada, ou ainda ontem , me prende , me molda , causando dor ou prazer no presente. Há Karma coletivo , bem como Karma individual. Tanto o grupo como o individuo se acham presos à cadeia de causa e efeito. Haverá sofrimento ou alegria , punição ou recompensa , conforme o que pratiquei no passado."

Dizeis que a ação é resultado do passado. Mas tal ação não é ação, porém apenas reação , não é assim? O condicionamento, o fundo , reage aos estímulos; esta reação é a "resposta" da memória, e isso não é ação , porém Karma. Por ora, não estamos examinando o que é ação. Karma é a reação resultante de certas causas e produtivas de certos efeitos. Karma é esta cadeia de causa e efeito. Essencialmente, o processo do tempo é Karma, não ?. Enquanto existir passado, tem de existir presente  e futuro. Hoje e amanhã são os efeitos de ontem; ontem , em conjunção com hoje faz o amanhã.. Karma, como é geralmente entendido, é um processo de compensação.

"Como dizeis , Karma é um processo de tempo, e a mente é resultado do tempo. Só uns poucos felizes podem libertar-se dos tentáculos do tempo; nós outros estamos aprisionados no tempo. O que fizemos no passado , bom ou mau, determina o que somos no presente."

O fundo, o passado, é um estado estático? Ele não está a sofrer modificação constante? Não sois hoje o mesmo que fostes ontem; tanto fisiológica como psicologicamente há uma modificação constante, não há?

"Decerto"

Por conseguinte , a mente não é um estado fixo . Nossos pensamentos são transitórios, modificando-se incessantemente; são a reação proveniente do fundo. Se fui criado numa certa classe social, num certo meio cultural, reagirei a todos os desafios e estímulos de acordo  com meu condicionamento. 
Na maioria de nós esse condicionamento tem raízes tão profundas que a reação é quase sempre de acordo com o padrão. Nossos pensamentos são a reação do fundo. Nós somos o fundo; esse condicionamento não é separado ou dissimilar de nós. Com as variações do fundo, os nossos pensamentos também variam.

"Mas sem dúvida o pensador é todo diferente do fundo, não ? "

É mesmo? O pensador não é produto dos seus pensamentos? Existe uma entidade separada , um pensador distinto dos seus pensamentos? O pensamento não criou o pensador, dando-lhe permanecia, em meio à impermanência dos pensamentos? 
O pensador é o refugio do pensamento, e o pensador se coloca em diferentes níveis de permanência.

"Vejo que isso é exato; mas choca-me um tanto perceber os ardis com que o pensamento engana a si mesmo."

O pensamento é a reação do fundo , da memória ; a memória é conhecimento, resultado da experiencia. Essa memória, graças a novas experiencias e novas reações , torna-se mais vigorosa, mais ampla, mais aguçada e eficiente. Pode-se substituir uma forma de condicionamento por outra, mas esta é ainda condicionamento. 
A reação desse condicionamento é Karma, não ? A reação da memória é chamada ação, mas é apenas reação; esta "ação" gera nova reação , formando-se,  assim,  uma cadeia a que chamamos causa e efeito.  Mas a causa não é também efeito? Nem causa nem efeito é estático. Hoje é o resultado de ontem e hoje é a causa de amanhã; o que foi causa se torna efeito, e o efeito , causa. As duas coisas se interpenetram .. Não há momento em que a causa não seja também efeito. Só o que está "especializado" se acha fixado na sua causa e portanto no seu efeito. Uma bolota não pode tornar-se outra coisa senão um carvalho . Na especialização existe morte; mas o homem não é uma entidade especializada, ele é livre para ser o que deseja ser. Pode romper as cadeias de seu condicionamento   ---   e deve fazê-lo , se deseja descobrir o Real. Deveis deixar de ser brâmane, como vos denominais para "realizar" Deus. . Karma é o processo do tempo , o passado se movimentando através do presente em direção ao futuro; esta corrente é a via do pensamento.. Este é o produto do tempo, e aquilo que é imensurável , atemporal , só pode surgir depois de desaparecer o processo do pensamento. A tranquilidade da mente não pode ser provocada ou produzida por nenhuma prática ou disciplina. Se fazemos a mente tranquila , então tudo o que nela se manifestar será simples "autoprojeção" , reação da memória. Com a compreensão de seu condicionamento, com o percebimento imparcial de suas próprias reações, como pensamento  e como sentimento , a mente encontra a tranquilidade . Essa quebra da cadeia de Karma não depende do tempo, pois não se pode chegar ao atemporal através do tempo.

Karma tem de ser compreendido como processo total ( holístico ) e não apenas como coisa relativa ao passado. O passado é tempo, como o é também o presente e o futuro. O tempo é memória, palavra, ideia. Quando não existe mais a palavra, o nome , a associação , a experiencia , só então a mente está tranquila , não apenas nas suas camadas superficiais , mas completamente, integralmente.






Extraido do livro Reflexões sobre a Vida de J. Krishnamurti  -  Editôra Cultrix   -    1971

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