Karma
O silêncio não pode ser cultivado , não pode ser produzido
deliberadamente; não pode ser procurado, pensado , nem meditado. O cultivo
deliberado do silêncio é como a fruição de um prazer longamente desejado ; o
desejo de silenciar a mente é apenas uma sensação. Um tal silencio é apenas uma
forma de resistência , um isolamento que leva à decomposição. O silencio que é
comprado é produto do mercado, e está rodeado de barulho e atividade. O
silêncio vem na ausência do desejo. O desejo é veloz , sutil , e profundo. A memória impede a vinda do silêncio , e a mente que está presa na experiencia ,
não pode ser silenciosa. O tempo, o movimento de ontem que flui para hoje e
para amanhã , não ;e silencio. Coma cessação desse movimento , vem o silêncio ,
e só então pode despontar na existência aquilo a que se não pode dar nome.
"Vim para conversar sobre Karma. Tenho
naturalmente certas opiniões a esse respeito, mas gostaria de conhecer a
vossa."
Uma
opinião nunca é a Verdade ; temos que lançar fora todas as
opiniões , para acharmos a Verdade . Opiniões , as há inumeráveis, mas a verdade não é nem deste nem daquele grupo. Para a
compreensão da Verdade , todas as idéias , conclusões e
opiniões devem cair por terra, como as folhas secas de uma arvore. A Verdade
não pode ser achada nos livros, no saber, na experiencia. Se estais colecionando
opiniões, aqui não achareis nenhuma.
"Mas podemos falar sobre Karma e buscar
compreender seu significado, não?"
Isso,
naturalmente , é outra coisa. Para a compreensão, as opiniões e as conclusões
têm de cessar.
"Por
que afirmais isso com tanta insistência? "
Podeis
compreender uma coisa , se já tendes uma opinião formada a seu respeito , ou
se repetis as conclusões de outro? Para acharmos a verdade relativa a uma
questão , não devemos abeirar-nos da questão como coisa nova, com a mente não
enevoada por preconceito algum? Que é mais importante, estar-se livre de todas as conclusões e preconceitos, ou especular a respeito de uma dada abstração?
Não é mais importante, achar a verdade do que discutir sobre o que seja a
verdade ? Uma opinião sobre a verdade não é a verdade. Não importa descobrir a
verdade , a respeito do Karma? Ver o falso como falso ,
é começar a compreendê-lo, não ? Como podemos perceber o verdadeiro ou o falso,
se nossa mente está encastelada na tradição, em palavras e explicações?
Se a mente está acorrentada a uma crença, como poderá ir longe? Para viajar
para longe, a mente precisa estar livre. A liberdade não é uma coisa que se
ganhará no fim de um longo esforço, ela deve existir justamente no começo da
jornada.
"Desejo saber o que Karma significa
para vós."
Senhor
, façamos juntos a viagem de descobrimento. O mero repetir das palavras de
outro não pode ter significação profunda . É o mesmo que tocar um disco de
gramofone ( o equivalente do atual CD ). A repetição ou a imitação não faz
nascer a liberdade. Que entendeis vós por Karma?
"É uma palavra sânscrito , que significa
"fazer", "ser " , "agir", etc . Karma é ação , e toda ação é resultado do passado . Não pode haver ação que não seja
condicionada pelo fundo já existente. Através de uma série de experiencias, de
condicionamento e conhecimentos, forma-se o fundo tradicional, não só na vida
presente do individuo e do grupo , mas através de muitas encarnações. A
constante ação e a ação reciproca entre o fundo , que é o "eu", e a
sociedade , a vida , é Karma : e Karma aprisiona a
mente, o "eu ". O que pratiquei na minha vida passada, ou ainda ontem
, me prende , me molda , causando dor ou prazer no presente. Há Karma coletivo
, bem como Karma individual. Tanto o grupo como o individuo se acham presos à
cadeia de causa e efeito. Haverá sofrimento ou alegria , punição ou recompensa
, conforme o que pratiquei no passado."
Dizeis
que a ação é resultado do passado. Mas tal ação não é ação, porém apenas reação
, não é assim? O condicionamento, o fundo , reage aos estímulos; esta reação é
a "resposta" da memória, e isso não é ação , porém Karma.
Por ora, não estamos examinando o que é ação. Karma é a reação
resultante de certas causas e produtivas de certos efeitos. Karma
é esta cadeia de causa e efeito. Essencialmente, o processo do tempo é Karma,
não ?. Enquanto existir passado, tem de existir presente e futuro. Hoje e
amanhã são os efeitos de ontem; ontem , em conjunção com hoje faz o amanhã.. Karma,
como é geralmente entendido, é um processo de compensação.
"Como dizeis , Karma é um
processo de tempo, e a mente é resultado do tempo. Só uns poucos felizes podem
libertar-se dos tentáculos do tempo; nós outros estamos aprisionados no tempo.
O que fizemos no passado , bom ou mau, determina o que somos no presente."
O
fundo, o passado, é um estado estático? Ele não está a sofrer modificação
constante? Não sois hoje o mesmo que fostes ontem; tanto fisiológica como psicologicamente há uma modificação constante, não há?
"Decerto"
Por
conseguinte , a mente não é um estado fixo . Nossos pensamentos são
transitórios, modificando- se incessantemente; são a reação proveniente do
fundo. Se fui criado numa certa classe social, num certo meio cultural,
reagirei a todos os desafios e estímulos de acordo com meu
condicionamento.
Na maioria de nós esse condicionamento tem raízes tão profundas que a reação é quase sempre de acordo com o padrão. Nossos
pensamentos são a reação do fundo. Nós somos o fundo; esse condicionamento não
é separado ou dissimilar de nós. Com as variações do fundo, os nossos
pensamentos também variam.
"Mas
sem dúvida o pensador é todo diferente do fundo, não ? "
É mesmo? O pensador não é produto dos seus pensamentos?
Existe uma entidade separada , um pensador distinto dos seus pensamentos? O
pensamento não criou o pensador, dando-lhe permanecia, em meio à impermanência dos pensamentos?
O pensador é o refugio do pensamento, e o pensador se coloca
em diferentes níveis de permanência.
"Vejo
que isso é exato; mas choca-me um tanto perceber os ardis com que o pensamento
engana a si mesmo."
O pensamento é a reação do fundo , da memória ; a memória é
conhecimento, resultado da experiencia. Essa memória, graças a novas
experiencias e novas reações , torna-se mais vigorosa, mais ampla, mais aguçada
e eficiente. Pode-se substituir uma forma de condicionamento por outra, mas
esta é ainda condicionamento.
A reação desse condicionamento é Karma,
não ? A reação da memória é chamada ação, mas é apenas reação; esta "ação"
gera nova reação , formando-se, assim, uma cadeia a que chamamos causa
e efeito. Mas a causa não é também efeito? Nem causa nem efeito é
estático. Hoje é o resultado de ontem e hoje é a causa de amanhã; o que foi
causa se torna efeito, e o efeito , causa. As duas coisas se interpenetram ..
Não há momento em que a causa não seja também efeito. Só o que está
"especializado" se acha fixado na sua causa e portanto no seu efeito.
Uma bolota não pode tornar-se outra coisa senão um carvalho . Na especialização
existe morte; mas o homem não é uma entidade especializada, ele é livre para ser o que deseja ser. Pode romper as cadeias de seu condicionamento
--- e deve fazê-lo , se deseja descobrir o Real.
Deveis deixar de ser brâmane, como vos denominais para "realizar"
Deus. . Karma é o processo do tempo , o
passado se movimentando através do presente em direção ao futuro; esta corrente
é a via do pensamento.. Este é o produto do tempo, e aquilo que é imensurável ,
atemporal , só pode surgir depois de desaparecer o processo do pensamento. A
tranquilidade da mente não pode ser provocada ou produzida por nenhuma prática
ou disciplina. Se fazemos a mente tranquila , então tudo o que nela se
manifestar será simples "autoprojeção" , reação da memória.
Com a compreensão de seu condicionamento, com o percebimento imparcial de suas
próprias reações, como pensamento e como sentimento , a mente encontra a
tranquilidade . Essa quebra da cadeia de Karma não depende do tempo, pois não
se pode chegar ao atemporal através do tempo.
Karma tem de ser
compreendido como processo total ( holístico ) e não apenas como coisa relativa
ao passado. O passado é tempo, como o é também o presente e o futuro. O tempo é
memória, palavra, ideia. Quando não existe mais a palavra, o nome , a
associação , a experiencia , só então a mente está tranquila , não apenas nas
suas camadas superficiais , mas completamente, integralmente.
Extraido do livro Reflexões sobre a Vida de J. Krishnamurti - Editôra Cultrix - 1971
Nenhum comentário:
Postar um comentário