sexta-feira, 16 de junho de 2017

Mais um pouquinho sobre a Linha das Crianças na Umbanda!




                                                        As Crianças 

Por Adriano Camargo

“Papai me mande um balão, com todas crianças que têm lá no céu... 
Tem doce papai, tem doce papai, tem doce lá no jardim “ Muita festa e alegria com essa linha de trabalho, destro dos rituais de Umbanda Sagrada! 
É praticamente impossível não reagirmos também com
felicidade ao vê-los “brincando” nos terreiros. 
Cosminhos, erês, ibejada, ou simplesmente “as crianças” são comemorados neste mês de setembro, sincretizados ao culto católico com São Cosme e São Damião. 
Trazem muita força de trabalho e em suas manifestações, traduzem a essência da pureza e simplicidade. 
Renovadores por excelência são amparados pela linha do Amor (Oxum e Oxumaré), mas não perdem sua essência elementar. Vemos muitas crianças da água, das matas, das praias, alguns caboclinhos e caboclinhas, etc. 

Seus nomes simbólicos normalmente no diminutivo, dificilmente traduzem sua essência original, mas isso é totalmente desnecessário, pois para a pureza não é necessária a tradução. 
Alguns ainda pertencem ao estágio encantado da evolução, normalmente os que se apresentam por nomes simbólicos ligados a falanges ou mesmo a elementos da natureza, como: Pedrinha, Coquinho, Ventinho, etc. Trabalham brincando e brincam trabalhando. 
Quando solicitados, são excelentes guias de trabalho e atendimento, ótimos curadores e fantásticos orientadores espirituais. 
Quem nunca se sentiu também criança de frente a uma manifestação dessa linha. 
E quem melhor senão nossa “criança interior” para ouvir e captar conselhos dados por outra “criança”. 
Não subestimemos esse irmãozinhos do astral e cultuemo-los, e oferendamo-os sempre que necessário ou mesmo por agradecimento. 

O sincretismo se dá ao fato de as crianças no culto de nação, estarem ligadas ao Orixá Ibeji, que são dois irmãos gêmeos. 

Como os santos católicos Cosme e Damião, irmãos gêmeos e médicos, que pereceram decapitados, porque praticavam a medicina gratuitamente em socorro dos pobres e das crianças infelizes e abandonadas. 

São protetoras da Medicina e de todas as crianças do mundo, inclusive as desencarnadas que ainda não completaram o círculo dos renascimentos . 



 Oração a São Cosme & São Damião São Cosme e São Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes  à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças.  Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção, São Cosme e São Damião conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também  para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, pois deles é o Reino dos Céus “. São Cosme e São Damião rogai por nós.. 
Postar um comentário

Umbanda - Espada de Ogum: Linha do Oriente na Umbanda

Umbanda - Espada de Ogum: Linha do Oriente na Umbanda : A Linha do Oriente é dividida em 07 falanges e composta em sua maioria por entidades...