quinta-feira, 25 de julho de 2019

Resumo da Vida de Rubens Saraceni segundo Pai Alexandre Cumino

Saravá, axé, mojubá Antonio,

Nascido em 1951, no interior paulista, cidade Osvaldo Cruz, pataca e tranquila, conhece?
Rubens Saraceni, seu nome de batismo, teve sua formação religiosa familiar como: Católico Apostólico Romano.
Segundo suas próprias palavras:
"Conheci o poder das ervas, pois minha avó paterna era benzedeira e minha mãe também, porque aprendeu com ela e ensinou-me, quando eu tinha uns dez anos de idade, as rezas que curavam as pessoas dos sítios próximos, onde nasci e fui criado até os doze anos de idade".
Aos 13 anos, a família de Rubens se mudam para a Capital paulista e é quando ele tem contato pela primeira vez com a Umbanda, em um centro próximo a casa de seus pais.
Já na juventude começou a frequentar um Centro Espírita em Tatuapé e foi quando teve sua primeira incorporação, o Sr. Exu Cascavel que desde a primeira manifestação sinalizou para Rubens qual seria seu caminho religioso. 

Encontro com Pai Ronaldo Linares - 1979

"Em 1.979, ao estabelecer-me em São Caetano do Sul, conheci o trabalho do Pai Ronaldo Linares e através de uma filha-de-santo, a Mãe Ivone, vim conhecê-lo pessoalmente, fato este que iniciou uma amizade sincera."
Obrigação de Rubens Saraceni para Yemanjá feita por Babá Esmeralda (1.987)

Início do Terreiro...

"Em 1.983, como a maioria dos Umbandistas, comecei a trabalhar em minha casa por orientação dos meus guias espirituais... 
O atendimento virou um verdadeiro Centro de Umbanda em pouco tempo, porque a maioria dos consulentes eram pessoas com mediunidade de incorporação e reservamos um dia só para desenvolvimento mediúnico. Como o número de médiuns cresceu muito, procurei o Pai Ronaldo Linares para filiar-me à sua Federação e ele recomendou-me que fizesse o Curso de Dirigente de Terreiro e Sacerdote ministrado por ele e por alguns auxiliares seus. Foi um ótimo aprendizado para alguém que estava com uma Tenda de Umbanda aberta."

A Revelação...

Dos anos 1983 a 1991, Rubens Saraceni se dedicou ao terreiro, quando o Caboclo Arranca Toco, seu guia chefe, recomendou que se recolhesse. 
Então em 1992 muda-se para Uberaba-MG e psicografa diversos livros até 1995 quando retorna para a capital Paulista, focado em divulgar todo manancial de conhecimento e revelações trazidos pelos Mestres Espirituais através de sua psicografia. Em 1996 já Rubens já havia psicografado 60 livros.

Organização do Legado

Rapidamente a literatura de Pai Rubens Saraceni é aclamado pela comunidade Umbandista e seus cursos, especialmente Teologia de Umbandaatraía cada dia mais novos estudantes.
Imagine só Antonio, em 1996 ele funda e institui o Colégio de Umbanda Pai Benedito de Aruanda, em homenagem ao mentor principal de suas psicografias, tais como "Guardião da Meia Noite", "Cavaleiro da Estrela Guia", "Guardião do Fogo Divino" entre outros.
Foram 20 anos de total dedicação e serviço para o esclarecimento, divulgação e expansão da Umbanda enquanto religião legítima, genuína e com seus próprios fundamentos.
Milhares de pessoas foram seus alunos nos cursos de Umbanda e de Magia Divina (em outro e-mail vou falar somente disso 😉).

Por que tudo isso é importante Antonio?

Nós aqui na Umbanda EAD somos consequencia deste legado originado no Mestre Rubens Saraceni. Acreditamos realmente que seu trabalho é um marco, um divisor de águas no cenário de uma religião claramente identificada no seu processo histórico entre o antes e depois da sua literatura e seus cursos de formação livre para que o religioso Umbandista, médium ou não, pudesse ter acesso ao entendimento sensato, organizado e coeso da sua religião, suas crenças, seus fundamentos e seus valores.
Por isso afirmamos aqui o quanto é poderoso o processo de Educação nesta religião, que transforma a pessoa e essa pessoa transformada é capaz de impactar positivamente o mundo.
Quando identificamos muitas necessidades de entendimento e melhorias no interno da religião, não podemos ignorar que estamos identificando necessidade no ser humano e é por isso que tocamos fundo quando o foco é o indivíduo e não a religião como uma coisa, uma prática ou algo que fazemos.
A Umbanda é reflexo de cada um de nós, o que você é fora do terreiro, o que você fala, o que você faz, como você se comporta, como você trata as pessoas, isso tudo é a Umbanda em você.
Teologia de Umbanda, quando formalizada por Mestre Rubens Saraceni era um conjunto de conteúdos organizado sobre diversos temas da religião, que foi ano a ano sendo melhorada.
Desde o primeiro grupo de estudos, estava lá Pai Alexandre Cumino, que ajudou Pai Rubens Saraceni a estruturar estes conteúdos. 
Preparado, orientado e outorgado por Pai Rubens Saraceni para continuar seu trabalho na Teologia, Pai Alexandre Cumino expandiu, amadureceu e reestruturou a Teologia de Umbanda numa profunda e extraordinária Jornada de Transformação através do conhecimento sobre Umbanda, Religiões e Espiritualidade.
Costumo a desafiar, a anos, todos que iniciam a Teologia, que se ao passar por ela inteira verdadeiramente e no final afirmar que foi irrelevante, sem impacto ou aproveitamento, eu faço questão de devolver todo o valor investido nas mensalidades.
Curiosamente, nunca aconteceu, rsrsrs.
A Umbanda faz diurtunamente um chamado a todo Umbandista, para que sejamos cada um de nós seu representante legítimo, então te pergunto: - Como você a representa?
Grande abraço,
Axé,
Rodrigo Queiroz
Diretor Umbanda EAD
Quero Uma das Vagas do Curso →
Gostou deste conteúdo Antonio?
Seu retorno é especial pra mim!
Enviado por Umbanda EAD

Nenhum comentário:

Troca de Cabeça por Cristinatormena

  Templo de Umbanda Ogum 7 Ondas e Cabocla Jupira. Read on blog  or  Reader TROCA DE CABEÇA? cristinatormena April 9 Antes de iniciar esse t...